Coronavírus: cientistas brasileiros preparam teste de medicamento que reduz carga viral em 94%

Anúncio

Pesquisadores do CNPEM descobriram em testes laboratoriais que um medicamento reduz em até 94% a carga viral do novo coronavírus.

O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Os pesquisadores analisaram mais de 2 mil medicamentos.

E selecionaram seis que tiveram potencial de reduzir a reprodução do vírus.

Esses fármacos foram submetidos a testes com células infectadas por coronavírus em testes de laboratório.

Segundo os cientistas, um deles reduziu a carga viral em 94%.

Nome do remédio não foi revelado

Os pesquisadores não vão revelar o nome do medicamento até que testes clínicos em pacientes com covid-19 comprovem a eficácia.

Segundo os cientistas, porém, esse medicamento tem baixo custo, ampla distribuição em farmácias brasileiras.

E não tem efeitos colaterais graves. O remédio é inclusive indicado para uso pediátrico.

Os pesquisadores do centro de pesquisa localizado em Campinas, no interior de São Paulo, usaram técnicas de biologia molecular e estrutural.

E computação científica, quimioinformática.

Além de inteligência artificial e informações da literatura científica para avaliar as moléculas de medicamentos que já são usados para tratar outras doenças.

Cloroquina

O próximo passo dos cientistas é buscar outros medicamentos para compor um coquetel que possa aumentar ainda mais a eficácia do tratamento.

De acordo com os pesquisadores do CNPEM, a cloroquina, recomendada como tratamento já na fase inicial da covid-19 pelo presidente Jair Bolsonaro, foi usada como referência, mas não está entre as drogas testadas.

A cloroquina, ou hidroxicloroquina, é um dos fármacos já aprovados no Brasil.

Eles são utilizados para outras doenças que são vistos como alternativas imediatas na luta contra o coronavírus.

Isso ocorre porque eles já passaram as inúmeras etapas de avaliação necessárias para lançar um remédio no mercado.

Como testes em animais, por exemplo.

Ainda não há evidências conclusivas

Mas não há evidências conclusivas sobre a eficácia destas drogas contra o vírus.

Nem sobre a segurança de seu uso em pacientes da nova doença.

Grande parte desses estudos clínicos é feita diretamente com pacientes infectados. Alguns são realizados in vitro.

O combate contra o novo coronavírus inclui ainda testes com plasma sanguíneo, células do cordão umbilical e até mesmo sangue de vermes marinhos, conforme noticiado pelo site Nova Saúde News.